31 de jan. de 2011

COMO CONSERVAR E GUARDAR ROUPAS DE LÃ

Com a chegada do verão sempre guardamos as roupas de inverno. Mas quando começa a esfriar, quem não gosta de tirar do armário uma roupa de lã macia, bonita, como se tivesse acabado de sair da loja? Pois, alguns cuidados na hora de lavar e de guardar podem garantir que ela continue assim. 

Falta de espaço
Se você tem muitas peças de lã e falta espaço no armário para guardar todas elas, use o Space Bag médio, um saco americano de compressão a vácuo que reduz até 5x o volume das roupas, além de proteger contra mofo, ácaros e umidade.
 
Lavagem
A peça é virada pelo avesso para lavar, com sabão neutro e água fria. A água quente ou morna, pode encolher a peça. A máquina de lavar também pode ser usada. Mas coloque a peça dentro de protetores de roupas delicadas antes de lavar. Tentar usar sempre as mesmas tonalidades de cores na hora que for colocar na máquina e fazer a regulagem da máquina para fazer a lavagem só no processo mais delicado da máquina. Processo mais violento pode danificar a peça. Pode centrifugar, mas também no processo mais delicado.
 
Secagem
Lembre que o tricô molhado não pode ser torcido para não deformar. O ideal é colocar sobre uma toalha e depois ir enrolando para ir tirando o excesso de água que fica absorvido pela toalha. O melhor é secar a peça deitada sobre um varal, sempre na sombra. Quem não tem espaço, tem que ter cuidado. Assim não se deve secar o tricô porque como a água pesa, então acaba deformando a peça. Então sempre pelo meio. De preferência não coloque prendedor, pois pode marcar.
 
Passar
Na hora de passar, o ferro não deve encostar na lã. O próprio vapor já faz com que o calor do ferro, faz com que a peça vá alisando e tire o amassado. Quem não tem ferro a vapor, usa o paninho. Usa o ferro com um paninho e do lado do avesso. Outra opção é proteger a roupa com telas especiais anti-brilho.
 
Bolinhas
Quem já não teve uma roupa cheia de bolinhas? Estica a peça, deixa a lâmina bem firme, e puxa bem forte, pressiona bem no fio e vai puxando. Se ela não for usada corretamente pode romper a peça e acabar furando, então tem que cuidar muito na hora de usar a lâmina. Nunca faça isso em roupas trabalhadas. Existe o "papa bolinhas" que funciona muito bem e é fácil de achar no mercado.

Guardar
Evite pendurar em um cabide, que pode deformar a roupa. Se for passar de uma estação para outra, guarda em um saco de tnt, de preferência preto, para iluminação não tirar a cor da peça, não desbotar. Você também pode usar sacos de algodão. Com esses cuidados, aquela blusa charmosa, aquele caso elegante, ainda vão aquecer você durante muitos anos.

Fonte: OZ!

Share/Bookmark

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as dicas quer tu encontoru na Oz e teu blog vou te linkar no meu :)

http://apertamento.wordpress.com/

Rodrigo disse...

Pra gente que mora em apartamento é uma ótima dica este saco à vácuo, realmente funciona.

Eu comprei e paguei barato pela internet mesmo, pra que quiser vou indicar a loja:
http://casa-e-decoracao.rpc-commerce.com.br