22 de mar. de 2010

21 DICAS PARA UMA CASA SUSTENTÁVEL


1- Seja solidário: doe roupas, sapatos e aparelhos que não usa mais. Eles podem ser úteis para outras pessoas. Acumular objetos que não utiliza só vai contribuir para tornar sua casa menos organizada. 

2- Conserte os eletroeletrônicos sempre que possível para evitar comprar novos e gerar mais lixo.

3- Procure comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil.


4- Dê preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta. 


5- Separe o lixo e mande-o para a reciclagem. Separando o lixo, você estará gerando emprego para catadores e dando oportunidade a reciclagem de materiais. Para facilitar a separação, tenha em casa uma pequena lixeira de coleta seletiva, para que todos na casa participem.

6- Utilize talheres, copos e pratos de louça. Os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.


7- Tenha em casa uma pequena compoteira com restos orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas. Eles produzem adubo natural para o seu jardim.


8- Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.


9- Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira.  
10- Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

11- Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso mantenha a torneira do tanque fechada. Enxágue também utilizando o balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues. Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.


12-
Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã. Use uma mangueira com esguicho tipo revólver.

13- Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.

14- Evite varrer a calçada com água, limpe-a com uma vassoura.

15- Troque as lâmpadas convencionais de sua casa por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos e duram até dez vezes mais. Você verá a diferença já na próxima conta de luz.

16- Retire os eletroeletrônicos como TV, som e microondas da tomada sempre que possível. As luzinhas vermelhas ou relógios digitais que indicam que o aparelho está em stand by, gastam bastante energia. 

17- Ligue o ar condicionado somente quando necessário. Se for usar o aparelho, programe-o para 25º C, uma temperatura agradável. Assim, você gasta menos energia e poupa o seu bolso e o meio ambiente. 

18- Evite tomar banho entre 18h e 20h30 se utilizar chuveiro elétrico. Neste horário, 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada pelos chuveiros elétricos. Esse hábito torna necessária a construção de mais usinas elétricas.

19- Quando comprar eletrodomésticos prefira aparelhos com o selo Procel. Isso indica que o aparelho consome menos energia.

20- Troque a borracha da geladeira sempre que preciso. É uma medida que conserva seu eletrodoméstico e evita o desperdício de energia elétrica.

21- Evite colocar alimentos quentes na geladeira, quando isso acontece, o refrigerador gasta mais energia elétrica.


Share/Bookmark

5 comentários:

Dani disse...

Amei esse post amigããããã!! Se a gente conseguir colocar em prática 1/3 disso tudo já é mto lucro!!!
Bjosssssssss

Ana Carla disse...

Amiga
Twittei para ti!!!!
Adorei.
Bjoss

Juliana Noronha disse...

ótimo post!!!

Cris Vilanova disse...

Oi Inês!!
Saudades!!
Menina, me perdoa pela leseira, só vi o email com a proposta do ovo oculto hoje, posso com isso?
Não foi dessa vez mas prometo que na próxima estou dentro. Às vezes fica muito complicado pra eu entrar na internet durante a semana, e em alguns finais de semana tudo fica tão frenético que mal consigo descansar, mas é assim mesmo, é sinal de que ando bem ocupada e isso é bom! hehehe
Um beijão pra você e meus votos de uma grande e feliz páscoa pra vc e filhota!
Beyjokhas!
Amygha Cris

mapadomeumundin disse...

Amei o seu blog
Tava precisando por tudo em ordem!
Ta de parabéns!

bjs e sucesso