20 de jul. de 2011

 
 
Casa Arrumada

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)




"Casa arrumada é assim:


Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da
tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte
e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.



Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar."







Li em um blog e amei. Para pensar até aonde vai a Organização; sem neuroses e com leveza e alegria!




Share/Bookmark

14 de jul. de 2011

REDUZA O USO DO EMAIL NO SEU TRABALHO



O email surgiu em 1965 e vem sendo utilizado desde então com pouquíssimas alterações na sua tecnologia e usabilidade. Por volta da década de 90 começou a ser adotado nas empresas como ferramenta de comunicação. Atualmente, é uma unanimidade, todo mundo tem email, mas ao mesmo tempo se tornou o maior problema corporativo.

As pessoas usam muito mal o email. Emails incompletos, excesso de email, cópia para todos, spams entre outros problemas que fazem o email um dos maiores ladrões de tempo.

A indústria fala que o email deve morrer nas próximas décadas, sendo substituído por outras opções mais eficientes e modernas. Isso não quer dizer que você precisa esperar o fim do email para começar a ser mais produtivo, existem diversas alternativas para serem utilizadas pela sua equipe que podem reduzir o volume de emails e aumentar a colaboração. Aqui vão algumas opções de fácil implantação na sua equipe.

1 - Planilha Colaborativa
Uma das principais utilizações do email é para a distribuição e follow up de tarefas. Esse é também o principal motivo de urgências e esquecimentos, pois em geral esses emails se misturam na entupida Caixa de Entrada e fica difícil de organizar e planejar essas demandas.

Uma forma de reduzir seus emails e melhorar a gestão de atividades do time é ter uma planilha compartilhada entre todos os membros do grupo para delegar atividades. Esta planilha deve conter: o que deve ser feito; responsável, data de entrega e a prioridade.

O time deve se acostumar a abrir a planilha pela manhã e manter sempre atualizada. É simples e eficiente, reduz emails, organza demandas, reduz a necessidade de reuniões de follow up.  O grupo só precisa de um esforço no começo para comprar a ideia e usar com constância.

2 – Skype e Messenger
Eu sou a favor da utilização de comunicadores no ambiente de trabalho. Você pode usar as soluções públicas e gratuitas como Skype, Messenger ou alguma solução privada para uso interno apenas.

Quando bem aplicadas essas ferramentas são ótimas para evitar emails e agilizar a comunicação. Claro que isso exige um treinamento de boas práticas e que tudo seja logado, evitando assim o uso exagerado.

3 - Intranets
Apesar de estarem sendo pouco faladas nos últimos tempos, às intranets devem voltar com força total na luta para diminuir os emails. É o tipo de investimento que tem um bom retorno na melhoria da comunicação.

Existem diversos recursos que a Intranet pode contribuir na substituição de emails. O que eu gosto de destacar é o uso para publicação de perguntas frequentes. Repare quantas vezes você usa seu email para responder perguntas que já respondeu dezenas de vezes.

Se essas perguntas estivessem em um local onde as pessoas pudessem pesquisar respostas o ganho de tempo seria muito grande. Além desse recurso, existem fóruns, publicação de vídeos e de procedimentos que ajudam a equipe a se “auto-administrar”.

4 - Software de Colaboração
Existem softwares específicos para aumentar a colaboração do time que podem revolucionar toda a empresa e a gestão das equipes. Eles reúnem todos os recursos que mencionei acima e muitos outros que gerenciam metas e projetos, além de fazer uma gestão estruturada de processos.

Apesar de exigirem esforço inicial de implantação, quando enraizados na cultura, o retorno sobre o investimento compensa muito. Dê uma olhada em produtos como SharePoint, Neotriad, Basecamp.

5 – O bom e velho telefone
E por último, um grande guerreiro na luta por menos emails na empresa é sem dúvida o telefone. Nada como falar com alguém ao invés de se esconder atrás de emails. Temos de estimular o uso do telefone para assuntos urgentes e complexos, que geralmente não conseguem ser bem resolvidos por email.

O email ainda demora a morrer, mas você pode começar desde já a ajudar a equipe a ser muito mais produtiva com outras ferramentas. Vale pensar como aplicar essas e outras estratégias na sua equipe e evitar o roubo do tempo talentoso de seus colaboradores.



Fonte: Christian Barbosa da Triad PS


Share/Bookmark

3 de jul. de 2011

MANUAL DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA - 1


Dicas de como limpar e conservar objetos, móveis, pisos, tecidos e etc, na decoração.

  • COURO NATURAL
Evite  exposição prolongada à luz do sol, pois pode provocar o surgimento de rachaduras, diminuindo a beleza e resistência do couro. Para não manchar, os líquidos derrubados devem ser removidos imediatamente, antes de serem absorvidos pelo couro. Para limpeza, utilize apenas água e sabão neutro, aplicando com um pano umedecido; nunca molhe o couro excessivamente.
MANUTENÇÃO: Diariamente deve ser passada uma flanela em toda a sua superfície em movimentos circulares.
ATENÇÃO: Todos os produtos devem estar isentos de substâncias ácidas e abrasivas como água sanitária, cloro, sapólio ou qualquer tipo de solvente. Nunca deixe líquidos de espécie alguma secarem sobre a superfície.

  • MÁRMORES E GRANITOS
Umedeça um pano branco e macio em uma solução de sabão neutro (coco) ou detergente diluído em água e passe em toda a superfície em movimentos circulares. Em seguida, com um pano branco e limpo, seque rapidamente. Para obter brilho novamente use cera incolor à base de silicone utilizando um pano macio em movimentos circulares.
MANUTENÇÃO: Diariamente deve ser passada uma flanela em toda superfície em movimentos circulares.
ATENÇÃO: Todos os produtos devem estar isentos de substâncias ácidas e abrasivas como água sanitária, cloro, sapólio ou qualquer tipo de solvente. Nunca deixe líquidos de espécie alguma secarem sobre a superfície.


  • CROMADOS
Nunca deixe líquidos de espécie alguma secarem em superfície cromada. Para maior conservação, não devem ser expostos à maresia. Umedeça um pano branco macio e limpo e passe em toda a área, secar rapidamente com outro pano macio. Utilize também uma solução de álcool diluído em água a 50%, querose ou álcool doméstico puro.
MANUTENÇÃO: Diariamente deve ser passada uma flanela em toda a sua superfície para obter brilho.
ATENÇÃO: Nunca devem ser utilizados produtos abrasivos como polidores (Kaol), pasta polidora, solventes, esponjas de aço e similares.

Continua em posts seguintes.


Fonte: Arquivo Contemporâneo

Share/Bookmark