8 de abr. de 2010

SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS NAS ETIQUETAS DAS ROUPAS

Que as etiquetas, muitas vezes, incomodam e causam irritações na pele; não é novidade! Ao comprarmos roupas novas, é comum não darmos atenção para o conteúdo e informações presentes nesses retângulos de tecidos presos às laterais das peças; e, logo, providenciarmos uma tesoura para acabar com esse pequeno problema.

Em seguida, na correria do dia-a-dia, as peças novas são misturadas com as mais antigas e o destino de todas elas é, quase invariavelmente, o mesmo: a máquina de lavar roupas; e é assim que a vida útil de muitas de nossas roupas é reduzida. Sem muita atenção, acabamos por jogar fora um manual que faz toda a diferença na manutenção de artigos do vestuário; e limpando-os sem o cuidado especial que alguns materiais requerem, acabamos estragando-os rapidamente.

Para evitar esse desgaste, uma breve olhada naqueles desenhos enfileirados na etiqueta é indispensável! Para leigos, essas representações podem não significar muita coisa, mas a partir do momento em que conhecemos a interpretação de cada um desses símbolos saberemos, exatamente, a melhor maneira de realizar a limpeza de cada peça. Por isso, vamos a explicação das principais figuras presentes nas etiquetas.

Símbolos de Lavagem:



O primeiro símbolo da figura ao lado, que contem uma bacia e um “X” significa que o artigo não deve ser lavado; ou quando estiver em estado úmido requer um tratamento delicado. Logo abaixo vemos uma bacia com uma mão indicando que a lavagem da peça deve ser manual à temperatura máxima de 40ºC. Quando encontrarmos somente a imagem de um recipiente com água, o qual pode vir seguido de um traço, ou não, podemos entender que a roupa pode ser lavada normalmente, à mão ou à máquina; no entanto atente para a presença da barra abaixo do recipiente, a qual significa que caso opte pela ação mecânica, ela deverá ser reduzida!



Os símbolos ao lado contêm números os quais representam, individualmente, a temperatura máxima da água durante a limpeza da peça. As três figuras indicam que a lavagem à máquina pode ser normal, bem como o enxágüe e a centrifugação das roupas.



Quando, logo abaixo do desenho da bacia, notarmos a existência de um traço; devemos redobrar os cuidados durante a manutenção de nossas roupas. Cada número indica a temperatura máxima em que a água deve ser utilizada; e nesses casos, a interseção mecânica deverá ser reduzida. Para o enxágüe, o ideal é que ocorra um decréscimo gradual da temperatura da água, esfriamento, enquanto a centrifugação deverá ocorrer de forma mais suave. Já as duas barrinhas abaixo da última imagem significam que o artigo não pode passar por torções.

Lavagem a Seco:

Os círculos presentes nas etiquetas representam a lavagem a seco. A letra “A” indica que para esse tipo de limpeza é permitida a utilização de todos os tipos de solvente universal; o “F” limita o uso desses produtos, indicando o uso de hidrocarboneto e a letra “P” restringe a limpeza ao uso de percloretileno. Quando o círculo vier com um “X”, este tipo de lavagem não é recomendada!


Símbolos de Alvejamento:


Formas triangulares representam os cuidados com o alvejamento das peças. Triângulos sozinhos indicam que o clareamento através de quaisquer alvejantes é permitido; a presença do “X” cortando a figura impede a ação desses produtos para o branqueamento dos artigos. As letras “Cl” presentes dentro dessa forma representam o cloro, sugerindo a utilização de produtos que possuem esse componente sejam diluídos em água fria para o clareamento das roupas.

Símbolos de Secagem:


Para saber as instruções quanto à secagem de suas peças, atente para os quadradinhos presentes nas etiquetas! O traço horizontal no meio do quadrado indica que o artigo deverá ser estendido neste sentido durante a sua secagem; já a presença de três barras verticais permite a organização das peças para que sejam secas por gotejamento.



A presença de uma curva na parte superior do quadrado sugere que a melhor forma para secar a peça em questão é estendendo-a no varal. Quando visualizar círculos inscritos nos quadros a intervenção mecânica é permitida, a não ser quando a imagem conter um “X” que restringe essa utilização. Um ponto preto dentro deste círculo estabelece que a secagem seja feita à temperatura mínima, enquanto dois pontinhos recomendam que o processo ocorra no ciclo normal das máquinas à temperatura máxima.

Símbolos de Passadoria:


Para seguir as devidas instruções e evitar estragar as roupas durante a passadoria, a dica é ficar de olho nos pontinhos presentes dentro dos ferrinhos das etiquetas! A presença de apenas um revela que a peça deve ser passada à baixa temperatura (no máximo 100ºC); dois indicam que a base do ferro deve estar em temperatura média, próxima aos 150ºC; e, por fim, a temperatura máxima – 200ºC – é permitida somente quando existirem três bolinhas na imagem. O “X” é sempre uma imagem de negação, a qual aqui representa que a peça não pode ser passada.

São esses os pequenos símbolos que auxiliam no processo de manutenção de artigos do vestuário, cama, mesa e banho. Sabendo interpretar cada um deles, você não só conseguirá manter a qualidade e aparência das suas roupas novas, mas também diminuirá os riscos de perder aquela camiseta preferida por uma lavagem mal feita!

Fonte: Portais da Moda

Share/Bookmark

5 comentários:

Cássia disse...

Eu acho um saco essas etiquetas, nunca obedeço o que elas pedem. hahahahahahahaha

Aqui a nova URL: http://gavetadecima.blogspot.com/

Bjos!

Ana Carla disse...

Eu fiz um post no começo sobre, acho super importante saber desses simbolos
Bjos

Ly Mello disse...

Caramba, tem algumas que nunca vi na vida! hahahaha
Mas adorei, como por exemplo a que diz o modo que pendura no varal. Pq minha secretária tem manina de pendurar umas peças que depois ficam todas deformadas, ai que raiva! rsrsrs

Beijocas.

Charme Uai disse...

Nossa é tao simples e a gente nem presta atençao né e olha que tem os simbolos.
Valeu o post
Bjs Charmr
http://charmeuai.blogspot.com/

Cris Vilanova disse...

Oi Maria Inês!
Achei utilíssima essa explicação sobre os símbolos! Eu sempre vejo isso nas minhas roupas e nunca faço a menor idéia! Quaaanta besteira eu já fiz com minhas pobres e indefesas roupas ai ai!
Esse post vai para meus favoritos!
Beyjokhas
Amygha Cris