22 de out. de 2009

VOCÊ É UM PROCRASTINADOR?????????

Você já deve ter falado ou ouvido falar no ditado "Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje". Adiar tarefas, decisões, planos e sonhos é muito mais comum do que se pensa porque tem a ver com a intensidade da falta de vontade de realizar determinadas coisas que certamente achamos tediosas, trabalhosas e que não nos dá prazer imediato. E isso é bem comum nos dias atuais, em que as tarefas parecem se multiplicar nas nossas agendas. A esse comportamento humano chamamos de procrastinação, que significa postergar, atrasar, adiar, delongar. Procrastinamos a arrumação dos armários, a ida à academia, o início da dieta, fazer o relatório importante e até colocar a correspondência em dia. Isso mostra que a procrastinação está presente em todas as áreas da nossa vida, do trabalho às questões pessoais. 
Em pequena escala é até "normal" empurrar com a barriga mas torna-se um problema quando procrastinamos o tempo todo sem mesmo perceber que estamos fazendo. Aí que uma série de prejuízos são causados como o desgaste emocional, a angústia e o stress. A solução passa a depender de uma mudança mais positiva no nosso comportamento, como ser mais organizado e decidido.


Para dar um fim à procrastinação que tal uma postura mais pró-ativa, seguindo essas dicas:
  • Crie prazos: eles são importantes para nos organizarmos mentalmente e termos claro que não podemos enrolar para sempre para fazer as coisas e cumprir os compromissos.
  • Dê-se recompensas: prometa-se um presente quando estiver na metade da tarefa. Isso ajuda a se esforçar mais.
  • Concentre-se: a forma mais fácil de procrastinar é se distraindo. Dê atenção às tarefas. Evite telefonemas, emails e tentações da internet.
  • Não misture: faça listas diferentes para prioridades do trabalho e dos afazeres domésticos.  Senão as urgências do trabalho vão sempre ficar em primeiro lugar.
E agora, você já pode responder a minha pergunta?


Share/Bookmark

2 comentários:

Evelyn Oliveira disse...

Olá,
Estou dando uma passada rápida para avisar que darei um tempo da net por uns tempos por problemas pessoais.
Quero agradecer a atenção e o carinho que todas as meninas do blog têem por mim e pelo cupcake.Obrigada!!!

Bjos e até +

Ana Carla disse...

Oi Inês
Fico feliz que tenha gostado, vc é muito simpática, gostei de te conhecer, obrigada pelos elogios.
Se quiser me add no orkut, tem muitas fotos lá, vc me acha por Ana Carla Araujo. Estou na comunidade da Di Francis.
Estou torcendo para ter outro logo logo.
bjos
Otima semana