10 de out. de 2009

COMO COMEÇAR A SER ORGANIZADO


Uma das perguntas mais comuns que recebo sobre o assunto “Ser organizado” é: “Por onde eu começo?”. Esta é uma excelente pergunta, porque se você começar sem levar algum tempo para planejar como fazer, você se sentirá sobrecarregado e o trabalho não será feito. Aqui estão 5 dicas simples para começar:

  1. Começar motivado: Atitude é tudo. Se você pensar: “Não posso”, então há uma boa chance de não conseguir mesmo. Mas se você pensar “Eu posso, eu quero fazer”, há uma excelente chance de conseguir. Dedique alguns momentos para pensar o quanto será maravilhoso quando você ver o quarto organizado ou as gavetas do seu escritório arrumadas. Sonhar com o que vai fazer com o tempo livre que você vai ganhar , simplesmente por estar organizado.
  2. Criar metas: Faça uma lista de todas as coisas que você precisa organizar; se esses itens são do seu armário, do seu escritório ou até mesmo o seu tempo. Quando você terminar com a sua lista, escolha um item dela. Esse será o seu “grande objetivo”. Agora divida-o em pequenas etapas que serão suas mini-metas. Faça uma por uma, até que cada mini-meta esteja concluída. Assim você terá cumprido o seu objetivo principal rapidamente. Então siga para o próximo item da sua lista.
  3. Estabelecer prazos: “Eu vou arrumar quando tiver tempo” nunca funciona. Você não vai ter tempo nunca. Defina um prazo específico para cada uma das mini-metas. Um exemplo: PARA MINI-META 1: 04 maio – Prazo para o término: 11 maio e assim por diante.
  4. Criar recompensas: A fim de realmente se sentir motivado, crie uma recompensa para cada mini-meta alcançada pelo prazo específico. Tem que ser algo realmente atraente, que você só vai se dar quando atingir seu objetivo. Aqui está um exemplo: RECOMPENSA PARA A MINI-META 1: tirar uma soneca de 30 minutos.
  5. Aplicar estratégias de sistemas organizacionais: Agora você está pronto e é hora de começar. Certifique-se de que determinou o melhor plano para atingir facilmente cada meta.
    Uma boa dica: comece pelo descarte. O descarte é o primeiro passo na organização de uma casa ou escritório. Não é saudável nem prático acumular coisas que você não usa mais. Desocupa espaço e você aproveita e faz o bem doando roupas, móveis, brinquedos, toalhas, CDs, DVDs, livros, aparelhos eletrônicos, revistas, jornais e utensílios domésticos para entidades beneficentes. Algumas promovem bazares com os itens doados. Doe tudo que você não usa mais.



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Um comentário:

Unknown disse...

Uhullll muito maneiro!!!